terça-feira, 21 de outubro de 2014

E porque há histórias que nos inspiram....

Facebook não é só fofoca, disparates e cadeira de psicólogo, tem também informação. Pois cada um tem o que merece, e eu tenho amigos que gostam de partilhar conhecimento. Hoje um destes amigos veio com um post que me "apanhou".
A história de Ruby bridges, o primeiro negro (neste caso negra) a frequentar a escola "dos brancos" depois de decretado a integração entre os brancos e os negros, em 1960.
A miúda de 6 anos de Louisiana, no seu primeiro dia de aulas enfrentou comentários racistas,objectos lançados contra seu corpo, uma sala vazia em protesto, mas também, no meio disso tudo, encontrou alguém disposto a ensina-la. Ia a escola escoltada e por 4 policiais, seus pais foram ameaçados, mas mesmo assim ela não desistiu.
Para contar esta história há um livro e um filme:
"Through My Eyes” livro onde é contada a história  em primeira mão de como era ser uma garota negra de 6 anos de Nova Orleans, Louisiana, que preparou o terreno para a integração escolar.
e a "História de Ruby Brigdes", o filme!

E porque não há coincidências, estou a ler o livro sobre Earl Warren "justice for all", o presidente do Supremo Tribunal de Justiça de USA de 1953 a 1969".


Para fechar, a fotografia que fez história!



Sem comentários: