quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Criolo nas escolas....

Já estive "quadradamente" contra o ensino do criolo nas escolas...já estive "estou nem aí" para este assunto...porém aproveitando que fui acertada por um raio de consciência cívica hoje pela manhã,(só pode ser esta a explicação....)decidi aproveitar antes que fique mais uma vez na minha cabeça.
Sim antes era contra...agora não sei....vou ficar como é moda...em cima do muro, desta vez, não limando as unhas, assobiando para o ar com a cara nº 33, mas com um olhar atento sobre o desenrolar deste assunto.

NÃO me convencem que as crianças aprendem melhor na sua língua materna do que noutra língua - O tal Relatório da UNESCO, muito abanado nas nossas fuças quando nos querem convencer é de, PASMEM-SE.... 1953... já se passaram nada mais nada menos que 60(!!!) anos! Ou seja,só conseguem de mim, um conjunto de espirros!

Querem meter o criolo? Apostem em estudar metodologias de ensino, apostem na profissão de professor, que este não seja um mero escape para o desemprego, mas que seja algo digno do mais rigoroso escrutínio, provas de aptidão, selecção rigorosa, avaliação criteriosa, e outros adjectivos bonitinho que se poderia arranjar.

O porquê desta mudança? Opa, mudo de opinião sempre que tal seja necessário (não mudo é de carácter!!) e o responsável desta mudança é o facto de ter visto crianças que nunca tiveram contacto com francês a terem um desenvolvimento fantástico na escola Francesa na Praia. Crianças de vários cantos do mundo que não falam português, criolo, francês e foram lá metidas e passados poucos meses já comunicam com a professora em francês e já sabem os dias da semana,contar, reconhecer letras e números mais do que na sua língua materna...vão me dizer que aí andam a dar-lhes pózinhos mágicos...NÃO... As crianças não são sobre-dotadas...são crianças normais, são crianças  que a escola não subestima a sua capacidade de aprendizagem e tentam estimular de acordo com o seu grau de desenvolvimento, comportamentos, atitudes e a aprendizagem. 

A diferença quanto a mim é clara...METODOLOGIA e PROFESSORES meus caros...

Não vale ignorar o criolo no ensino,mas também não o vamos fazer o supra sumo da linguagem e a resolução das dificuldades de aprendizagem das nossas crianças!!! 

Tenho dito que a bateria carregada pelo raio já está nos últimos pauzinhos... 

Sem comentários: