quinta-feira, 10 de maio de 2012

Hospital da Praia...Oh?! Mesmo!?!?!? ninguém diria!!

Podia dizer que me surpreendeu as declarações inflamadas nos comentários, mas não...infelizmente meu povo é assim, prefere ser que nem avestruz até que lhe consigam esfregar no nariz e enfiar-lhe pelos olhos a dentro a realidade do nosso país... 
Desde que vim para Praia que ouço falar sobre as condições desumanas do HAN, tanto que quando grávida da minha Kukinha tinha decidido que na Praia ela não nascia, era uma das poucas certezas que tinha. Durante a minha gravidez recorri sempre ao privado para análises e consultas porque podia pagar. Sim, sinto-me uma privilegiada mas não sou alienada aos que não podem dar a esse luxo. Nem consigo imaginar o que passam. Sempre que posso reclamo, pois no meu salário é descontado a minha contribuição todos os meses e em troca devia ter um serviço no mínimo decente!


Não estaria  cair no exagero se dissesse que TODOS os praienses e até pessoas das outras ilhas conhecem ou já ouviram contar histórias do HAN...portanto qual o espanto  / indignação ao verem fotos de mães a dormirem no chão? Ah...ok, longe dos olhos, longe do coração?!?! E agora!?!? vamos começar a debater as fotos e tentar jogar a culpa no regaço de alguém ou vamos fazer alguma coisa para melhorar??? Vamos nos manter na teoria ou vamos por mãos a obra? Porque meus caros, no fundo SOMOS TODOS CULPADOS... pelas escolhas que fazemos e pela inércia da nossa cidadania (ou a falta dela)


Foi preciso publicarem fotos para que despertassem do hipnotismo dos 3G, do Mundo Novo, das palavras bonitas do nosso PM e nossos ministros!?!? Das promessas?! do deslumbramento dos Prados, Audis, BMW etc etc? 


Vamos cair na REAL?!?! Vamos tratar das coisas mais básicas!?!? ...como podemos aspirar a ter TURISMO, CLUSTERS, Plataformas de serviço etc etc quando nos faltam coisinhas básicas como serviços de saúde (DECENTES!!), saneamento.. etc etc...FORMAÇÃO!! 
Muitas vezes são coisas que não são "compráveis" -  estive internada em Portugal e o que mais me impressionou não foram as infraestruturas... foi o atendimento, foi a forma HUMANA com que me trataram. Aqui em CV infelizmente as pessoas estão em determinados serviços é para receberem no final do mês, mas isso não é grave....Grave é fazerem mal o seu trabalho e não serem chamadas à responsabilidade...salários baixos? isso não é desculpa para não se fazer o trabalho com brio!

PS. coloco a imagem porque não quero que caia no esquecimento!! Quero perpetuar esta onda de indignação a ver se é desta que a cidadania acorde de vez!!! Pois desde das eleições que voltou a adormecer...



2 comentários:

mrvadaz disse...

Falou e disse! Cluster é daquelas promessas que me ficou intalado na garganta e não entendo porque muitos, principalmente os que vergam camisolas partidárias, caem nas mentiras fáceis.

Sim, a minha irmã contou-me como ela passou no HAN quando foi ter bebé, dei comigo a rezar: porque não estava lá contigo?

Sim, temos de tratar de coisas básicas antes de aspirar o topo!

MS-Mnininha Soncente disse...

Pior foi ouvir a Directora a dizer que a foto foi "armação" penso que nisto aplica-se aquela máxima...enquanto não assumirmos que temos problemas...não poderemos resolve-los..