terça-feira, 22 de maio de 2012

Ainda sobre Hospital Agostinho Neto ...

Não podia ficar calada perante o diálogo de surdos que agora se faz....
Cada um fala de uma coisa sobre a qual tem razão ignorando o outro lado que também tem razão.
Quando "postei" sobre o HAN a intenção era chamar atenção sobre aquele hospital, as condições que se tem por lá, enquanto utente, paciente, visita etc etc.Porém agora vejo que a discussão, mais uma vez centra-se nas pessoas, que são mentirosas, manipuladoras etc etc...e a situação? vamos falar dela?
 Esmiuçando a questão:
Os responsáveis do HAN TEM RAZÃO, lá não é lugar para as mães. Há tantas questões ligadas a permanência de terceiros em salas de doentes e a higiene é uma delas, inquestionável!.Porém se há normas, porque não foram cumpridas? Facilitismo de criolo ?By pass de regras que é o normal nos serviços públicos?

As MÃES TAMBÉM TEM RAZÃO, porque elas não confiam no Hospital, no serviço, nos profissionais de saúde a ponto de lhes entregarem o seu tesouro mais precioso, porque muita gente que já passou pelo hospital pode confirmar que os profissionais de saúde, a maioria (porque sim há sempre excepções a confirmar a regra) está ali para receber o salário no final do mês sem muitas chatices, muita gente já ouviu falar de negligência médica que ficou no dito pelo não dito, da falta de higiene e da falta de respeito com que tratam os doentes. Com tudo isto é "normal" que ninguém queira deixar os seus sob os (des) cuidados das pessoas do HAN e acreditam que estando perto possam sempre minimizar os riscos disso tudo acontecer...

A questão é, quanto a mim, bem mais em baixo, no básico, a questão aqui é CONFIANÇA!!! mas para os utentes /doentes/ parentes de doentes sentirem-se confiantes há que mudar o status quo e para isso há que ter TOMATES para definir e exigir responsabilidades e penalizar os infractores. 

Sei que o HAN tem um plano estratégico, vamos lê-lo? vamos participar? vamos criticar e apresentar alternativas?
De que vale estarmos agora a discutir sobre a foto se é verdadeira ou não, se as mães dormem do chão.Uma imagem vale mais que mil palavras e aceitar que há problema é o primeiro passo para a sua resolução.

Mãos à obra cidadãos!! Praia necessita desesperadamente de nós.Que tal começarmos tratando da saúde do  HAN? Vamos exigir, vamos sair à rua, vamos reclamar quando formos mal atendidos, e quanto aos responsáveis do HAN, vamos exigir ACÇÃO!


Sem comentários: