quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Educação a todo o custo?

Hoje, a caminho da minha casa, e ouvindo o noticiário das 13, estava o líder da UCID que falava sobre a educação: o problema das salas com imensos alunos, falta de electricidade nas escolas...(acrescento...falta de água e infraestruturas dignas)... e, a respeito dos alunos universitários, sobre o facto de que muitos viram suas matrículas negadas por falta de pagamento de propinas.... e que, para ele, o líder do UCID, o Governo tem condições de resolver isso!!! Oh meu Sr!!!!!!! Não brinques com coisas sérias e não faças declarações dessas que vão ser transmitidas à hora das refeições!! É falta de educação e, a essa hora, com famílias a volta da mesa, poderás ter sido causador de alguns engasgamentos!!! COMO??!?!?!
Para começar: Já estou farta do comunismo em que se vive nessas ilhas!!! O Governo não é nenhum santinho!! mas pelo amor-de-Deus...também não abusem!!!
Percebo que as famílias querem dar o melhor aos filhos, querem que eles sejam doutores, engenheiros, etc, etc!!!mas não percamos o raciocínio e a realidade de vista!!! Estudos custam dinheiro, e matricular com o pensamento...depois "Deus ta djuda" é surreal!! Ou então, fazer isso a contar com ajuda alheia é que nem contar com ovos de ouro no cú da galinha!!!
Meu senhor se o Governo resolve isso terá também de resolver o meu problema quando não puder pagar a prestação da minha casa que eu, metida a besta, resolvi comprar porque...pá, caraças resolvi comprar um carro e agora não tenho dinheiro para as prestações!
O Estado tem um conjunto de obrigações a cumprir muito antes do ensino universitário...garantir escolas condignas (isso é assunto para mais um post); professores habilitados , planos curriculares adaptados de forma a garantir que o ensino obrigatório seja feito com a melhor qualidade. Sou adepta que a partir daqui, que o Estado deve primar para que as instituições que vão dar continuidade ao ensino, sejam o garante da qualidade final dos formados que vão sair, que fiscalize essas instituições e que tenha programas que valorizam o mérito!!! (Não Kumpadrices!!) A partir daqui cada um que mexa o rabinho e lute por aquilo que quer, que candidate a bolsas, que trabalhe para ganhar algum e que seja Dr., Eng.

Andamos a criar um bando de pedintes que por tudo e por nada estendem as mãos ao Estado e ao próximo que passa e que lhes parece ter algum! Não se luta, vivemos tempos que se recorre às soluções mais simples ou pensamentos de curto prazo...hoje é assim..amanhã Deus ta djuda!

Vejo colegas meus a se endividarem para terem uma casa maior (porque é bonito ou porque sicrano também tem uma casa assim), porque querem que todos os filhos ((os 5 ou 6) vão para o estrangeiro serem doutores...e depois vivem com a corda ao pescoço...

Ok...sigamos assim... vamos construindo uma sociedade de doutores e engenheiros desempregados( e não só, sem falar nos parasitas que vivem de tachos porque não lhes ensinaram a lutar mas apenas a esperar por esmolas!)) e uma falta gritante de técnicos na verdadeira acepção da palavra....mas porquê? bem...talvez porque também somos um bando de complexados que se não tivermos um curso superior não nos sentimos superiores...

Não sou da Praia, mas adoro um ditado que diz...quem da sê pedi pa tremi sê cadera....ou então em boa língua de sintantot "Kem ka tem cú ca ta bibê mel!!!)


Sem comentários: