terça-feira, 21 de setembro de 2010

Salário Mínimo...?!?!?!?

Ultimamente tenho pensado seriamente nisto, principalmente quando chego em casa e deparo com as últimas de uma das secretárias do lar que tenho... Elas têm-me brindado com cada uma que fico parva a pensar aonde é que arranjam tanta lógica para explicar as burradas que fazem mas não a usam a quando do momento de executarem a parvoíce....e penso...salário mínimo sim...mas por favor quando tivermos pessoas MINIMAMENTE qualificadas.
As empregadas não possuem formação nenhuma, acham que pelo simples motivo de acharem que ser empregada é varrer o chão, limpar o pó e cozinhar....Na hora do vamos lá ver, não sabem como limpar um vidro, como manipular alimentos, como passar a ferro(!!!!)...e temos de estar a chamar atenção para coisinhas que supostamente deviam saber porque faz parte da "função"...e fico a resmungar...salário mínimo...pois!!!!
Pronto... já escolhi mais uma embirração para o meu estado...

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá... realmente as empregadas domesticas, (secretarias do lar) não estão qualificadas... a pergunta que fica é se estaria disposta a pagar para uma destas qualificadas...

A vida é dura para todos... mas não ser qualificada, ter que trabalhar como empregada domestica e ganhar o que se ganha por cá... sem palavras!

Anónimo disse...

Chiça!
Li o teu post e fiquei indignada. Diploma para ser empregada doméstica? Pais pobre mas com manias de rico esse nosso!!! Vivo na Europa, num dos paises mais desenvolvidos da U.E. há varios anos e há varias empregadas domésticas aque trabalham para empresas de serviço e para particulares sem ter conhecimento nenhum. Imagina as nossas caboverdeanas que emigram para muitos paises para fazer esse tipo de serviço...

Por que não lhe explicar como vocemecê gosta sem a tratar de escrava?
(não venhas com desculpas de que é por causa da gravidez)

Italiana

VL disse...

ahahahah Ihhhhhhh
O problema das empregadas domésticas de cabo verde é que escudam na capa de sou pobre e não tenho instruções, para não aprimorarem nas suas funções.

Na Europa ou nos Estados Unidos e no Brasil, ensinam as empregadas como querem as coisas e quando não cumprem são despedidas.
Eu trato a minha secretaria do lar com o maior respeito, nem me dou ao trabalho de berrar com ela(ja está comigo há 4 anos e ainda não consegue acertar na forma como prefiro e gosto de ver a cama estendida) porque não faz parte do meu feitio.

Claro que há patroas que são um asco, mas ha empregadas que são "lerdas" por desporto.
E digo mais, não tenho medo de trabalho domestico, sei faze-lo melhor que ninguem e se eu pudesse viver sem uma secretária do lar, eu o faria, mas como dizem elas são um mal necessário.
No dia em que ela passarem a valorizar o proprio trabalho e a investirem nele, passarão com certeza a ter respeito das "patroas".

MS-Mnininha Soncente disse...

Elá...uma comentadora indignada a 1ª ... mas vamos por partes...1ª anonima...eu já pago mais que um salário mínimo e por isso que reclamo do serviço. Se houvesse uma escola para lhe ensinar...mandava-a, porque já a inscrevi num curso de manipulação de alimentos e culinária.
Qto à 2ª anonima...e sabes pq as Caboverdeanas qdo fazem estes serviço (em casas particulares etc) são as que recebem menos...e sabes pq?....qualificação. E repare...qdo falo em qualificação falo em formações..nao tou a falar de cursos de 3 anos, 5 anos etc...mas raios...FORMAÇÃO!! uma semana, um mes..mas formação.. e eu não trato ninguém como escravo, nem mesmo com omeu humor de cão que me acompanha...eu tenho respeito e EXIJO respeito e se pago...quero um serviço bem feito...quer dentro quer fora da minha casa e SIM eu digo como quero as coisas....é a 1ª coisa que faço qdo contrato alguém e por isso RECLAMO qdo recebo um serviço que não corresponde aos meus requisitos... e mais..ENSINO. Sõ que nem todos os dias uma pessoa tá com PACHORRA para repetir as coisas OVER and OVER...e qdo se tratam de coisas básicas (limpar atrás da porta, ou nos cantos onde não se vê)) ....desculpe... chamar atenção não é tratar ninguém de escrava nem armar em Xica-esperta!!

Anónimo disse...

Tem salario minimo em CV? Alguem me informe quanto? Nao consegue ver nada de errado no seu discurso? Olha, paciencia!

MS-Mnininha Soncente disse...

Há proposta para estabelecerem o salário mínimo entre os 15.000 e 18.000.

FERNANDA disse...

Companheira , já que pagas , se não estais satisfeita simplismente despense-a e contrate outra .Pois ao postar num blog pode soar pejorativo .Aqui no Brasil lhe caberia um processo por danos morais se usasse esses termos em público .Já mais incompetente que quem faz um trabalho ruim é quem mantem um mal funcionário e fica a se queixar .Já que pagas tão bem deves ter muita gente interessada no cargo que disponibilizas .

Atenciosamente
Brasileira

FERNANDA disse...

Amiga mais uma coisa , postaste um testo de Chaplin um camarada totalmente socialista que defendia as minorias e acreditava que:"sois homens não sois maquinas ", quando percebeu o que o capitalismo estava por vir a trazer .Seu poste sobre sua funcionáia vai contra tudo isso .Me perdoe se lhe for injusta ,mas precisa se avaliar em relação ao que você realmente crê.

MS-Mnininha Soncente disse...

Cara Fernanda, se pudesse trocava, infelizmente empregadas competentes não abundam por cá. e Sobre o C.Chaplin...sou católica mas nem por isso assino em baixo de tudo o que pregam...