quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Da remota possibilidade à realidade nua e crua...

Quando li a notícia não pude deixar de sentir uma certa raiva perante o ânimo leve com que as nossas autoridades trataram (e tratam) esta questão da Dengue... Fiquei espantada quando li (porque nem me lembrava de ter ouvido esta notícia) que afinal desde de AGOSTO DE 2008 (pasmem-se) nosso governo sabe que tinha sido detectado o mosquito transmissor...e está claro que fizeram porra nenhuma desde então...alías é só ver a afirmação do José da Rosa:
"...o delegado de Saúde da capital cabo-verdiana tranquilizou a população sobre a ocorrência duma eventual epidemia de dengue em Cabo Verde, garantindo que a possibilidade é bastante remota..." in jornal africa21... mais palavras para quê!!!!!!
Agora temos, desde 01 de Outubro,mais de 6.700 casos suspeitos (OFICIAIS...convém realçar...quanto a mim podem multiplicar o valor por 2 no mínimo) foram identificados , dos quais «22 casos de dengue hemorrágico», segundo Lurdes Monteiro do Departamento de Vigilância Epidemiológica. O número de mortes (OFICIAIS), até hoje: 4... a contagem continua...

Quem fala da Dengue fala do Paludismo que também tinha sido erradicado do país? Que aconteceu? Ok, o paí cresceu....mas também digo, temos mais acesso à educação que antes, mais meios de combate que antes, mais meios de comunicação que antes....só não temos pessoas mais responsáveis que antes!!!


Aproveito para lançar aqui uma ideia que apareceu ontem ...muitas vezes a CVT e a T+ e até o governo e partido políticos e mais uns quantos, usam nossos móveis para publicitar parvoíces, porque não fazem algo de jeito e mandem SMS com infomações sobre como agir em caso de suspeita de Dengue?!?!??!?


2 comentários:

Hernâni Trigueiros disse...

Pois, é o que dá ter memória curta... se neste país tivessemos o bom hábito de aprender com os erros e/ou problemas do passado, talvez e só talvez as coisas tomariam o devido rumo. Vale por exmplo lembrar do "sufoco" que foi, há uns anos, a epidemia de cólera neste pais...

Resta agora procurar, com a urgência possível, remediar este mal, fruto da ineficiente prevenção, ou mesmo do desdém de quem de direito.

Anónimo disse...

ESTE NÃO É O UNICO PECADO, POIS AO QUE PARECE A IGNORANCIA É ATREVIDA E ANDAMOS TODOS, TODOS NÓS, DE MA PEQUIN PA MA GRNADE, A BRINCAR COM "SAKUDIM..." QUANDO AS COISAS DEVERIAM SER TOMADAS COM MAIS SERIEDADE!!AINDA ASSIM, AINDA HÁ QUEM ESTEJA A TAPAR O SOL COM PENEIRA...CAMPANHA DE 3 DIAS NÃO MATA COM CERTEZA FOCOS DE 1 MOSQUITO QUE EM APENAS 30 A 45 DIAS PODERÁ INFECTAR 300 PESSOAS E ESPALHAR 500 OVOS...GENTE ISTO É COISA SÉRIA!!!
SOLIDARIO, SIM , MAS VAMOS FUNDO, ÑADA DE LIGEIREZAS!!VAMOS LIMPAR AS NOSSAS CASAS, RUAS, NOSSO BAIRRO, AJUDAR A VIZINHANÇA...VAMOS FECHAR AS ESCOLAS!!!POR 15 A 30 DIAS E FAZER UMA VERDADEIRA LIMPEZA (SRª MINISTRA DE EDUCAÇÃO MANDE ALTERAR O CALENDARIO ESCOLAR SE FAZ FAVOR, POIS MAIS VALE PROLONGAR AS AULAS E TER CUSTOS ADICIONAIS COM OS PROFESSORES DO QUE CORRER O RISCO DE PERDERMOS OS NOSSOS FILHOS)È PORQUE EU CÁ NÃO VOU CORRER RISCOS COM OS MEUS FILHOS - A POPULAÇÃO NUNCA ESTEVE TÃO RECEPTIVEL A AJUDAR NESTA LUTA CONTRA CALAMIDADE..DEIXEMOS DE POLITIQUICES...POIS ESTÁ EM CAUSA AS NOSSAS VIDAS!!!