quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Crise em miúdos ou para miúdos...Parte III

E agora uma história completa da crise, com a linguagem mais simples de se arranjar, inspirada num e-mail que me mandaram. Fiz a adaptação para Cabo-Verde (era brasileiro):
«Imaginemos que Sr. Tony decide abrir um botequim na Rua da Praia e resolve que vende grogue fiado aos seus fregueses mais frequentes. Sendo que estes fregueses são uns bêbados e quase todos desempregados ou com empregos precários.
Como vende fiado, ele pode aumentar o preço do grogue (a diferença é o que os fuscos pagam pelo “fiado”/crédito).
O gerente de do banco do sr Tony (BPN), como é ousado decide que os vales das dívidas do botequim, são afinal um activo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao botequim do Tony tendo os vales como garantia.
Uns executivos do banco comercial português (BCP) descobrem esses tais “recebíveis” e, fazendo uma análise de risco ao BPN, acham que o risco é aceitável e uma boa solução é o de os transformar esses activos em XPTO, XYZ, SOS- todos produtos financeiros com acrónimos que só lembram ao diabo. Esses produtos alavancam o mercado de capitais (ou seja aumentam os retornos/“lucros” de quem investe nesses produtos pois como tem um risco elevado…maior a diferença entre o preço de compra e o de venda, logo, maior o retorno) e conduzem a operações no mercado derivativo numa Bolsa, cuja garantia inicial (os vales do Tony) todo o mundo desconhece. (Podemos dizer que um derivativo é um contrato no qual se definem pagamentos futuros baseados no comportamento dos preços de um outro activo -WIKIPÉDIA).
Esses derivativos (ou contratos/títulos - para ser mais simples) ficam a ser negociados como se fossem títulos sérios, com garantias fortes no mercados de 50 países…ATÉ que alguém descobre que os fuscos da Rua da Praia não têm dinheiro para pagar as contas, e o botequim do Tony vai à falência…e então toda a cadeia vem abaixo. E, por exemplo, uma empresa chinesa que nem sabe aonde fica CV vai à falência, assim como o banco português, o BPN…»


Espero ter contríbuido para alguma coisa..nem que seja para despertar a curiosidade para essa matéria, investigarem e mostrarem que eu errei em alguma coisa.
Geralmente leio:


No Portal de negócios poderão encontrar muitos mais links para portais financeiros

Boa pesquisa.

3 comentários:

Tó disse...

Obrigado pela aula da economia. Não fiquei expert na matéria mas deu para perceber que a culpa disso tudo que se passa no mundo neste momento é de meia dúzia de "Fuscos" não da rua da praia, mas sim dos EUA. :-)

João Teles Leite disse...

estou a gostar da explicação.
Com exemplos mt interessantes!!!
E fico a aguardar pelos próximnos capítulos...

Eileen disse...

Também gostei muito. Fica simples de entender assim... beijos!