quinta-feira, 5 de julho de 2007

32º - Vamos?

Que tal começar por participar? Cabo-Verde agradece!!


Cabo-Verde completa, hoje, 32 aninhos de independência. Tive a sorte de nascer num país livre, ao contrário de milhares de pessoas que não sabem o que é isso. Tenho "sorte" e tenho essa noção, mas o que vejo à minha volta é muita gente que não sabe a sorte de viverem num país livre e democrático. Estes dias, deparei-me com situações que mexeram comigo; reparei que tanto os meus colegas de trabalho, conhecidos e mesmo familiares, não sabem valorizar essa liberdade, liberdade essa que se traduz em dar uma opinião, em optarem por determinada coisa em detrimento de outra. Sempre que se dá a oportunidade às pessoas de, em sede própria, emitirem a sua opinião, elas escusam-se, arranjam mil e uma desculpas e acabam por "fugir com o rabo à seringa". Seja numa coisa tão simples como ir à uma assembleia-geral de alguma coisa para decidirem sobre algo, seja participarem num inquérito sobre um serviço que usam. E nem falo nas eleições!!! É de loucos quando vejo as taxas de abstenção. Caramba, já imaginaram a quantidade de pessoas que gostariam de ter essa possibilidade? Já pararam para pensar que existem pessoas que não podem sequer viajar sem antes pedir “permissão” aos governantes? que não podem emitir suas opiniões e nem tem possibilidade de escolha?!?!
O pessoal que visita o Retalhos também não escapa, pois os post com mais comentários são os post “ligeiros”, os “politicamente”, socialmente” ou outra "coisamente" correctos, ou os engraçados. Será que as pessoas têm medo de marcar uma posição? Não sei se é do trabalho que actualmente faço, mas sempre que solicitada a minha opinião eu dou e sabem porquê? Porque é uma oportunidade de me fazer ouvir, de dar minha opinião quiçá mostrar um outro ponto de vista. Vamos fazer alguma coisa por Cabo-Verde? Vamos ser mais pró-activos? Vamos deixar de ser avestruzes e caracóis? Vamos participar?


PS: que tal passarem outra vez no post Reclamar é preciso?
Ah e mais uma vez...para melhor visualização da imagem, clicar sobre ela

1 comentário:

Tó disse...

Se todos dermos um pequeno empurrão que seja o nosso país vai para a frente de certeza. Por isso pessoal, Vamos todos participar...