quinta-feira, 31 de maio de 2007

Dia mundial sem tabaco...

postais.de
Voltamos aos "dias de..." hoje é o dia mundial sem tabaco e dia mundial da tripulação de cabine (toca a dar beijinhos e abraços ao pessoal de cabine dos TACV)... Sobre o tabaco, muito já se falou e muita piadinha já foi criada. Não sou contra nem a favor...desde que não me incomodem (Estou que nem alguns portugas.."não sou racista...até tenho um amigo preto...ou desde que a minha filha não arranje com um preto). Tenho dias que o fumo me tira do sério (e manifesto com caretas 45 - tipo "espero que o fumo da minha sopa não esteja a perturbar o gosto do seu tabaco") outros dias... nem por isso. Apenas não concordo com algumas campanhas e políticas contra o fumo que fazem dos fumadores autênticos assassinos e pestes das quais temos de nos livrar a todo o custo.
Acham mesmo que mensagens em letras garrafais nos maços de tabaco vão persuadir um fumador de fumar?!!? Não creio...nem aos aspirantes a fumadores...servem sim para aumentar as piadas.
O fumo prejudica a saúde? Sim - dizem os entendidos, assim como a bebida e outras drogas. O fumo mata aqueles que prevaricam e os inocentes? Sim...bem...acidentes nas estradas, guerras também...ok...só que estes matam bem mais rapidamente- e não têm o aviso impresso!!. O fumar, ou não, é uma escolha que cada um faz e, a meu ver, quando se escolhe fumar há que respeitar os outros que escolheram não o fazer. Podem argumentar que o tabaco tem um custo social...tem sim senhor, são muitas as famílias cujo o orçamento já por si diminuto inclui uma boa fatia para o tabaco, são muitas (e vão ser mais) as doenças que advêm do uso do tabaco, cujo tratamento/exames são pagos pela segurança social que todos nós contribuímos... enfim, um rol de problemas que todos nós conhecemos...mas continuo a defender que há que respeitar as escolhas de ambas as partes.

Só a título de informação;a ADECO está a analisar a aplicação da legislação sobre o fumo e a publicidade do tabaco em Cabo Verde.
Sobre a parte da publicidade, a única coisa que eu digo é...SE a lei PASSAR - já estou a ver as equipas de futebol (ou outro desporto), escolas de samba e outras actividades a recusarem patrocínio da Soc. Cabo-verdiana de Tabaco...numa terra onde "a-BUNDA"patrocinadores!

1 comentário:

Tó disse...

esta polémica sobre o tabaco nunca vai ter fim. é impossivel dizer onde acaba a liberdade duns e começa a de outros. Por isso estou como tu... uns dias chateio-me mais do que outros. Mas tenho a dizer que adorei entrar em cafés, restaurantes, etc onde já era pribido fumar em lugares públicos. Espero que isso aconteça em todo o lado :-D. Tenho que puxar a brasa a minha sardinha (os fumadores tem o direito de fazer o mesmo).