sexta-feira, 13 de abril de 2007

Sexta-feira 13!!


Mais um momento "cultural" aqui no blog, depois não se queixem dizendo que não se aprende nada no "Retalhos". Mais uma vez, do alto da minha sabedoria de pesquisar na net, trago-vos as possíveis razões para que o dia de hoje seja considerado um dia de azar:

«Essa crendice de azar na sexta-feira que cai num dia 13 é mais popular entre os cristãos. Explica-se: Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira e, na sua última ceia, havia 13 pessoas à mesa.Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.Há também suspeitas de que a crença venha de uma rixa entre o rei francês Filipe, o Belo, e a Ordem dos Templários. No século 14, o monarca decidiu cobrar impostos da Igreja Católico. O papa Bonifácio VIII ficou indignado e o excomungou. Filipe tentou, então, entrar para a Ordem dos Templários. Assim, se reaproximaria novamente da Igreja. Mas não foi aceito. Por vingança, ordenou a prisão e tortura de 5 mil cavaleiros. Isto ocorreu em 13 de Outubro de 1307. in http://guiadoscuriosos.ig.com.br»

Mais uma coisinha: Sabem como se chamam às pessoas que tem medo/fobia da sexta-feira 13? Não?!?!?!? Coisa mais simples: Paraskavedekatriaphobia, viram como era fácil?


Sem comentários: