quinta-feira, 8 de março de 2007

Viva Nós!!


Machismos e cretinices à parte...hoje é o dia internacional da mulher!! Um dia dedicado à nós que somos filhas, profissionais, namoradas, amantes, esposas, mães, que tem tempo para ser tudo isso e ainda para ser mulher, este ser feito de emoções, por vezes contraditórias, que mesmo chorando por dentro ainda tem forças para sorrir, que sofre com amor ao dar a luz, que cai e se levanta tantas vezes ao percorrer o caminho da vida, que abdica muitas vezes da sua felicidade em prol da dos filhos, que conhece o amor incondicional. Muitas vezes incompreendida, muitas vezes subjugada, muitas vezes maltratada e discriminada.

Sei que não somos um poço de virtude (as santas estão no céu e/ou no altar!!), que dentro de cada uma de nós existe também uma mulher sacana, muitas vezes fruto das circunstâncias da vida e de outras coisas que tais... que os homens consideram-nos complicadas, e somos sim, pelo menos eu sou (assumo), mas acredito que é essa complexidade em ser mulher que nos faz ser esse ser tão especial.

Eu adoro ser mulher... e para todas nós FELIZ DIA!

Bemmmm e agora...2 minutinhos de cultura geral (é sim sr. aqui também tem espaço para isso)

Sabem porquê o dia internacional da mulher é comemorado a 8 de Março?

PORQUÊ ? Perguntam vocês.... e eu respondo (do alto da minha sabedoria de copiar as coisas na net):

«Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma em todo o mundo. Mas somente no ano de 1975,>através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.»

*Objectivo da Data* - Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objectivo é discutir o nosso papel na sociedade actual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, muitas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

2 comentários:

Tó disse...

Aproveito para desejar um bom dia para TODAS as mulheres e que todos os dias seja dia da mulher (esse ser complexo e mm complicado, mas que é a base de todas as familias e da sociedade)

Adelaide disse...

Obrigada Tó:)
... concordo com todos os., e ; do post....
FELIZ DIA e PARABÉNS a TODAS as MULHERES do MUNDO :)
****LAY****